Reivindicação é feita pela nova presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da UAB

O retorno da educação a distância à agenda política do governo federal é uma das principais bandeiras da presidente recém-eleita do Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), a professora da Faculdade de Educação e diretora de Ensino de Graduação a Distância da Universidade de Brasília (UnB), Nara Maria Pimentel.

Ela assumiu o cargo na sexta-feira, 10, e representa os educadores e gestores do sistema UAB, que reúne cerca de cem universidades públicas parceiras e 170 mil alunos ativos, distribuídos em 650 polos de apoio presencial para cursos a distância ministrados em instituições de ensino superior públicas dos governos federal e estaduais. O sistema está ampliando e interiorizando a oferta de cursos especialização, licenciaturas, bacharelados e tecnólogos a distância.

Entre as prioridades de Nara Pimentel estão, segundo a Agência Brasil, além do fortalecimento do valor social e político das relações entre o MEC, as instituições de ensino, os municípios e os estados, o fortalecimento dos profissionais da educação básica no ensino de qualidade.

Até o início do primeiro governo de Dilma Rousseff, a educação a distância contava com uma secretaria própria no Ministério da Educação. Dilma dividiu as funções desta secretaria levando a UAB para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes), que tem ampliado o sistema lentamente, inclusive com a inclusão novos cursos de especialização profissionalizante a distância.

UAB

Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.

FONTE: Ache seu curso a distância, publicado em 20/08/2015.